Fez o transporte entre a Capital e a cidade de Maragogipe por mais de 35 anos.
Capacidade de transportar 600 passageiros.
Comprimento de 46,15 m e pesava 364,7 toneladas.
Tempo de atividade na linha de 1962 a 199, a história do transporte em Maragogipe deve ser dividido em antes e depois do Maragogipe.
Substituto do navio da linha Cachoeira x Salvador, que atracava em Maragogipe em dias alternados.
Os navios da linha de Cachoeira paravam no local Ponta do Ferreiro e de lá os passageiros eram trazidas de canoas, pois não tínhamos ponte de desembarque.
Em 1º/07/1890 foi construída a primeira ponte de desembarque de passageiros na cidade e era de madeira.
Em 24/08/1949, finalmente, Maragogipe inaugurou a ponte de concreto que está ai até hoje.
Foi doado ao município pelo Governo do Estado da Bahia (2001). Não houve interesse por parte da Prefeitura e foi devolvido ao Governo do Estado que resolveu leiloá-lo tendo sido arrematado por 204 mil reais. Atualmente, está apodrecendo na Baia de Aratu, depois de prestar relevantes serviços às populações de várias localidades do Recôncavo.
O navio Maragogipe incorporou-se à vida das pessoas por prestar um serviço de transporte seguro e barato.
Depois que a Baiana desativou a linha de Cachoeira, os moradores de Maragogipe, São Roque, Enseadinha, Cairu, Barra do Paraguaçu e outras, foram servidos por pequenas lanchas a exemplo da Marina, Biônica, Cavalo Marinho, e outras.
O navio Maragogipe deixou de ser o principal meio de transporte entre Maragogipe e a Capital do Estado depois da inauguração da estrada de Maragogipe para São Felix em 1965. A estrada de rodagem também contribuiu para o quase desaparecimento de outro meio de transporte tradicional da região os saveiros de vela de içar.
Por Professor Bibito, colunista da Bahia Recon, toda segunda-feira.
Assista ao vídeo do saudoso Navio Maragogipe.
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