História do Navio Maragogipe.

 

Fez o transporte entre a Capital e a cidade de Maragogipe por mais de 35 anos.

Capacidade de transportar 600 passageiros.

Comprimento de 46,15 m e pesava 364,7 toneladas.

Tempo de atividade na linha de 1962 a 199, a história do transporte em Maragogipe  deve ser dividido em antes e depois do Maragogipe.

Substituto do navio da linha Cachoeira x Salvador, que atracava em Maragogipe em dias alternados.

Os navios da linha de Cachoeira paravam no local Ponta do Ferreiro e de lá os passageiros eram trazidas de canoas, pois não tínhamos ponte de desembarque.

Em 1º/07/1890 foi construída a primeira ponte de desembarque de passageiros na cidade e era de madeira.

Em 24/08/1949, finalmente, Maragogipe inaugurou a ponte de concreto que está ai até hoje.

Foi doado ao município pelo Governo do Estado da Bahia (2001). Não houve interesse por parte da Prefeitura e foi devolvido ao Governo do Estado que resolveu leiloá-lo tendo sido arrematado por 204 mil reais. Atualmente, está apodrecendo na Baia de Aratu, depois de prestar relevantes serviços às populações de várias localidades do Recôncavo.

O navio Maragogipe incorporou-se à vida das pessoas por prestar um serviço de transporte seguro e barato.

Depois que a Baiana desativou a linha de Cachoeira, os moradores de Maragogipe, São Roque, Enseadinha, Cairu, Barra do Paraguaçu  e outras, foram servidos por pequenas lanchas a exemplo da Marina, Biônica, Cavalo Marinho, e outras.

O navio Maragogipe deixou de ser o principal meio de transporte entre Maragogipe e a Capital do Estado depois da inauguração da estrada de Maragogipe para São Felix em 1965. A estrada de rodagem também contribuiu para o quase desaparecimento de outro meio de transporte tradicional da região os saveiros de vela de içar.

Por Professor Bibito, colunista da Bahia Recon, toda segunda-feira.

Assista ao vídeo do saudoso Navio Maragogipe.



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