A Natureza em questão: Planeta Terra ou Planeta Gaia?

Pergunta estranha, mas ela representa um ponto de inflexão crucial que pose transformar nossa forma de encarar o planeta em que vivemos. "Planeta Terra" é assim chamado porque o nosso conhecimento estava limitado à superfície solida e aos mares navegáveis, sendo uma visão geográfica do mundo.

Mas a ciência moderna nos mostrou que o planeta é muito mais do que solo e água. Ele é um sistema complexo e interconectado, onde tudo está interligado - o clima, os oceanos, os ecossistemas e até os seres vivos.

Foi James Lovelock quem propôs a hipótese de Gaia., segundo a qual a Terra funciona como um sistema autorregulado , onde os processos físicos e biológicos trabalham juntos para manter as condições necessárias para a vida.

Gaia representa, portanto, a interdependência e a conexão entre todos os seres vivos e elementos não vivos, o garante a estabilidade do planeta. Apesar disso, continuamos a explorar os recursos naturais como se fossem infinitos, ignorando as consequências de nossos atos como o aquecimento global e seus efeitos globais, que são tratados por alguns como fenômenos pontuais, quando, na verdade, são sintomas de um desequilíbrio sistêmico.

Se continuarmos assim, enfrentaremos uma triste realidade: O planeta simplesmente não terá como sustentar todos os habitantes no padrão de consumo atual. Estima-se que, se todos quisessem viver com todas as suas necessidades (que, muitas vezes, são criadas pelo consumismo), precisaríamos de recursos equivalentes a cinco (5) ou mais planetas.

Atualmente, com oito bilhões de pessoas, cerca de 9% (ou aproximadamente 720 milhões de pessoas) vivem em extrema pobreza, enquanto o 1% mais rico (cerca de 80 milhões de pessoas) consome até 50% dos recursos globais. Isso significa que, embora todos tenhamos os mesmos direitos, incluindo moradia, educação e alimentação, a forma como esses recursos são distribuídos é extremamente desigual.

A solução? Educação! Somente por meio da educação podemos transformar a visão de Terra de Gaia, e entender que somos parte de um grande sistema interconectado. Embora educação leve tempo, no mínimo duas gerações para surtir efeito, é a única forma para a promoção de práticas sustentáveis.

Sou esperançoso. Pois, existem exemplos de países e comunidades que já estão adotando a ótica Gaia, valorizando a interdependência e buscando um futuro mais equilibrado. 

Por Geraldo G. J. Eysink. colunista toda segunda-feira.
E-mail: geraldo@hc2solucoes.com.br 










Postar um comentário

0 Comentários