A Natureza em questão: Questão do lixo.

Seguramente, lixo é um dos grandes problemas da atualidade. Pois, é uma questão de gestão. São bilhões de consumidores dos mais diversos produtos. Em 2016, produzia-se 2 bilhões de toneladas e a previsão, em 2050 é de 3,4 bilhões (ISWA-2022). A proposta desse artigo é fazer uma reflexão e mostrar soluções, para que essa realidade seja solucionada, portanto, podemos pensar em algumas (simples mas efetivas) ações:

1ª Ação: Redução na fonte através da minimização do uso de embalagens e favorecer a compra de produtos mais duráveis e de qualidade;

2ª Ação: Educação sobre reciclagem. Temos que promover a conscientização e como e o que reciclar. Investir em reciclagem e facilitar (exigir) a coleta seletiva.

3ª Ação: Reduzir. Promover a ideia de economia circular, incentivando a reutilização de produtos e embalagens.

4ª Ação: Compostagem. Estimular a compostagem doméstica para resíduos orgânicos e implantar sistemas de compostagem em nível comunitário.

5ª Ação: Implementar e aplica leis que proíbam ou restrinjam o uso de materiais não recicláveis e implantar o ciclo de vida completo incluindo a gestão dos resíduos.

6ª Ação. Desenvolvimento tecnológico. Investir em pesquisa e desenvolvimento de materiais mais sustentáveis e facilmente recicláveis.

7ª Ação: Conscientização. Sensibilizar a população sobre as práticas do consumo consciente e introduzir programas de educação ambiental nas escolas.

8ª Ação: Incentivos econômicos. Implementar sistema de taxação que penalizem empresas, residências e os consumidores por produzir excesso de resíduo e por não reciclar, mas, paralelo, oferecer incentivos fiscais para as práticas sustentáveis.

Resolver a questão do lixo, exige visão holística, conscientização e educação.

Aliás, você recicla o lixo na sua casa? Seria um bom começo....

Abraços

Por Geraldo G. J. Eysink. colunista toda segunda-feira.
E-mail: geraldo@hc2solucoes.com.br 

Postar um comentário

0 Comentários